sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Verdadeira Transformação

Em um desses domingos ensolarados que nos convidam para um bate-papo, seguido de um churrasco, nos reuníamos em família na casa de meus pais. Momentos agradáveis com muita conversa sendo que um dos assuntos foi promovido a discussão e de vez em quando até hoje me vem a lembrança. Discutíamos a verdadeira transformação do homem. Meus primo emprestado e sua mulher (minha prima) verbalizavam e não se conformavam que um vagabundo, pano de trapo, assassino, realmente se convertesse dos seus maus caminhos. Eles davam exemplos de pessoas que conheciam, que aprontaram pelo mundo e de uma hora para outra se diziam convertidos. Outras pessoas opinavam e não acreditavam na mudança do homem. Pau que nasce torto morre torto.
Conheci muitas pessoas que através do Evangelho mudaram de vida. Vidas tortas, de irresponsabilidade,  pessoas entregues as drogas, mulheres e travestis que faziam vida nas ruas. Homens soberbos, nariz em pé, que pisavam nas pessoas, principalmente nos menos favorecidos. Vi muitos desses tipos sendo totalmente transformados. Confesso que presenciei menos pessoas ao meu redor que cultivam fofoca e contenda buscando mudança do que os chamados degredados. Exemplos na mídia são apresentados em reportagens, em testemunhos, mas às vezes na prática presenciamos pouco, talvez até por que não convivemos nesse meio de degradação ou por que o nosso preconceito já está instalado e não nos interessa acompanhar de perto a nova vida da pessoa.
Existem amigos nossos e conhecidos que estão ao nosso lado sorrindo, brincando, contando piada, mas com a vida toda embaralhada; está afundado em depressão pronto a explodir, pedindo encarecidamente de forma oculta que o ajudem a mudar de rumo, pois não tem condições com suas próprias forças. Esses são os casos mais críticos, pois não se abrem conosco, não mostram indícios, nem sequer dão um sinal. E às vezes quando descobrimos já é tarde ou então já se machucou de tal forma que levará profundas feridas pelo reto da vida.
Um grande exemplo de transformação é Paulo de Tarso, anteriormente conhecido como Saulo. Saulo perseguiu e matou os cristãos, era temido por aqueles que pregavam o Evangelho. Teve uma visão extraordinária com Cristo e arrependeu-se. Como Paulo, nova criatura, revolucionou o Cristianismo com o seu legado de fé e é o autor de grande parte do Novo Testamento, com suas epístolas que são uma lição de amor, fé e incentivo às igrejas para as quais eram direcionadas. Paulo, que carregou o espinho na carne, e viveu com a dor na consciência em perseguir Aquele que lhe salvou, ajuda a salvar vidas com sua contribuição ao Evangelho por intermédio do Espírito Santo.
Talvez eles nem se lembrem daquele dia, daquela conversa, mas aquilo me marcou. Confesso que fiquei chocado e triste com a forma que falaram, mas aquele foi um alerta de que precisava olhar mais por aquela família e passei então a interceder constantemente por eles. E felizmente deu "O Fruto". Pois aquelas pessoas que eram radicais ao afirmar que não acreditavam em assassinos recuperados, em mulheres promíscuas que se diziam convertidas hoje ajudam a espalhar o Evangelho de Cristo. E tenho certeza que devem ter assistido testemunhos e presenciado exemplos magníficos de mudança, inclusive as suas próprias vidas. Fazem parte de um grupo de teatro que se apresenta nas igrejas falando do amor de Deus. Tiveram a família restaurada e estão firmes na obra. Nunca foram pessoas más, nem soberbas, mas viviam com o vazio que assola a humanidade. Hoje são LIVRES, como não se envergonha em dizer meu querido irmão.

Que Deus os abençoe, meus amados irmãos, derrame bênçãos sem medidas sobre a vossa família, una-os cada vez mais como casal e ajude-os a espalhar o verdadeiro sentido da vida por onde quer que forem.

2 comentários:

  1. Poxa primo, um dia sentada na minha varanda falando de Deus com uma vizinha, o mesmo questionamento foi feito por mim, como pessoas que faziam tanto mal eram completamente perdoadas, e com uma sábia resposta, minha vizinha que é cristã me disse: no dia que vc conhecer verdadeiramente o AMOR de Deus vc entenderá. Esse assunto sempre norteou meus pensamentos, ñ lembro realmente desse dia citado acima, mas tenho certeza que expus com muita clareza o que eu pensava e acreditava. Mas hoje agradeço verdadeiramente a Deus por sua misericórdia ter me alcançado, por ele ter me restaurado e me transformado. Já tendo a resposta do verdadeiro PERDÃO de Deus, fui até minha vizinha, e chorando respondo a pergunta que eu mesma tinha feito: hoje eu entendo porque só JESUS transforma verdadeiramente, e tenho certeza que ele perdoa qualquer um de seus pecados, ñ interessa ele quais são, porque para o Senhor o que interessa é que o arrependimento seja verdadeiro. Só JESUS nos liberta e nos dá a vida eterna e hoje verdadeiramente semeio pelo quatro cantos o Evangelho de Jesus Cristo e com o coração transbordando de amor eu posso gritar para o mundo: EU SOU LIVRE.

    Te Amo Primo. Dani Fonsêca

    ResponderExcluir
  2. Amo muito vocês, queridos. Houve arrependimento e salvação nessa casa. Que Deus os abençoe ricamente.

    ResponderExcluir