sexta-feira, 22 de julho de 2011

Irresponsabilidade Digital

    Volta e meia nos deparamos na internet com mensagens de spam. Grande parte dessas mensagens já conseguem ser bem filtradas por provedores de email. Apenas uma e outra conseguem se safar dos filtros e aparecem em nossas caixas de entrada. Esse problema foi em parte resolvido, mas hoje nos deparamos com um problema um pouco mais delicado. Seriam vírus, scripts maliciosos, malwares ou outrowares?
    Não, o inimigo mora ao lado e você o conhece. Ele está entre os contatos de sua lista. Talvez seja um dos seus maiores amigos. Pode ser sua mulher, namorada, pai, mãe, enfim, alguém que você conhece. E o perigo é acionado quando a pessoa te direciona aquelas correntes. Além de estar disseminando essas pragas, a pessoa pode estar preservando os emails copiados na mensagem. O pior de tudo não é quando dissemina informação inútil e sim quando a informação é incorreta, discriminatória ou maliciosa.
    Geralmente quando recebo uma mensagem que denigre a image de alguém ou a exalta eu sempre procuro a fonte. Hoje podemos ver sites que foram criados com o intuito de verificar uma informação e funcionam como um detetive virtual. Um site que costumo verificar é o e-farsas.com e o mais interessante é que além de dar a notícia o site traz os links de onde ela foi baseada.
    Por isso sempre digo as pessoas que convivo digitalmente que antes de passar para frente um email, copiando todos os seus contatos, verifique rapidamente no google se alguém já citou e acima de tudo olhe as fontes, as referências. Depois de verificado que sites confiáveis confirmam a notícia, você tira todos os emails que estão no corpo da mensagem e manda para seus amigos como cco (cópia oculta). Com esses pequenos gestos faremos uma internet mais limpa de tanta farsa.
    Tenhamos responsabilidade digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário