sexta-feira, 29 de julho de 2011

Não entulhem meus poços

A criação desse blog surgiu basicamente de uma vontade: a paixão que tenho por escrever e que não exercitava por algum tempo devido a vida corrida, profissão, família, etc. Resolvi enfim criar esse espaço e não me preocupar muito com visibilidade, afinal de contas funciona como um lugar meu e que minha família, quiçá amigos, acabam participando.
A paixão por escrever não existia até os 17 anos, quando eu passava arrastado em português e com notas sofríveis em redação, embora tenha sido um aluno exemplar. Chegou ao ponto de uma professora do ensino médio me dizer que eu não era capaz de tirar boas notas: minha escrita era fantasiosa. Como uma professora de ensino médio diz a um estudante uma barbaridade dessa? Se o que impulsiona a escrita, a narrativa é a fantasia ?!
Mudei de escola, fui para outra cidade e conheci uma professora que era diferente das demais. Ela era calma, não se intimidava com os alunos, era serena e com um semblante confiante. Expunha seus medos em sala de aula, compartilhava dos seus amores e buscava tirar de nós a essência, pois a escrita se resume a isso, colocar no papel a essência da sua emoção. Se não há recursos de áudio, nem de vídeo, temos o recurso da poesia. Isso ela conseguiu me passar.
Certo dia ela propôs uma atividade diferente: nós faríamos uma redação em conjunto - ela estimulava as ideias e nós "viajávamos na sua onda" -  a redação estava pronta. Passadas algumas semanas, aula da professora, ela distribuiu um papel ofício com quatro redações. Uma das que estavam lá era a minha e foi lida em púbico por último, com elogios do corretor e dela que se impressionou com o tom poético impresso nas palavras.
O conjunto de ações tomadas por ela acendeu em  mim a paixão pela escrita, que puxou o namoro com a língua portuguesa. Eu que tinha uma resistência a escrever, estava livre e passava a exercitar uma paixão. Se é dom, não sei e não quero saber, o que importa é que tenho prazer em fazê-lo e isso não burla o direito alheio, nem machuca ninguém.
O que me levou a escrever isso? O comentário de minha irmã na postagem anterior. Lembro-me que ela não tinha boas notas em redação, era comparada com minha outra irmã que fazia pequenas poesias desde muito nova e ela mesma sempre se defendia antes de ser atacada dizendo que não sabia escrever. Algumas atitudes de pessoas que a rodeavam e situações criaram essa barreira. Mas agora despida de medos, levada pela emoção escreveu sobre nosso irmão com uma leveza e poesia que nunca havia visto nela. Entulhar poços é expressão bíblica que indica que não devemos fechar um poço no deserto, onde a água é um bem tão valorizado. Temos que cuidar daquilo que é mais precioso.
Portanto cuide do seu poço ou limpe-o caso esteja entulhado.

Um comentário:

  1. Me sinto honrada pelos elogios! Rsrs!
    Bom Deivid, agora a timidez está prevalecendo e fez com que as palavras fugissem.
    Mas vou tentar...
    Bem, redação nunca foi o meu forte, muitíssimo pelo contrário, fugia das aulas. Na verdade nunca fui uma pessoa boa para ouvir críticas, principalmente quando se tratava de coisas tão subjetivas. Sempre me perguntei nas questões de compreensão de texto: como pode estar errada uma respota em que pede para darmos nossa opinião sobre um fato? Se alguém tiver uma resposta a me dar, por favor, este espaço está aberto! Já estou invadindo o blog do meu rmão. rsrsrs.
    Na época em que nossa irmã escrevia e que você também escrevia, estimulado por sua professora, tenho lembranças de ter escrito algumas coisas, mas nunca achei bom o suficiente para mostrar a alguém, talvez devido ao ciúmes do fato dos olofotes estarem voltados a você e a Queila. Mas sei também que nada disso me criou um "trauma" ou algum desconforto, simplesmente reconheci que esse dom não era para mim.
    Mas então, ontem, no momento de dor e de saudade, a sensibilidade veio à tona e, então, consegui expulsar as palavras que estava agonizando dentro de mim.
    Fico feliz de saber que a homenagem ficou bonita, pois os sentimentos foram puros e verdadeiros.

    Então é isso. Um grande abraço e escreva mais vezes para compatilharmos e opinarmos de suas opiniões.

    ResponderExcluir