sábado, 13 de agosto de 2011

Pais de verdade, exemplos e ações

Quando ouço a palavra pai, lembro-me imediatamente do meu; nada mais do que normal. Acredito que com quase a totalidade da população aconteça o mesmo. Independente do pai ser bom ou ruim, presente ou omisso, conhecido ou desconhecido. O imaginário nos leva a lembrar de uma figura que cumpriu ou deveria cumprir o papel de zelador e cuidador de nossas vidas.
E sempre que me recordo de meu pai e do seu papel eu sempre me lembro de uma fotografia que está presente em meu álbum de bebê. A de meu pai sentado, meio que deitado no sofá e eu no seu peito, deitado, como se ambos assistissem a tv. Essa imagem quer dizer muito para mim e sempre associo a dedicação e acolhimento. Pai e filho compartilhando o momento juntos. Sinônimo de família e amor.
Tive muitas lições de meu pai. Lições de amor, honestidade, gratidão, dedicação, trabalho, atitude, respeito, dignidade... Nenhuma lição foi imposta, pois para se dar exemplo é necessário somente uma coisa: ser verdadeiro. Os filhos são espelhos dos pais e se queremos educá-los é importante seguir à regra toda a regra. Mais conhecida como liderança através do exemplo. Daquilo que ensinamos devemos saber o bê-a-bá e executarmos com maestria, sem escorregões. Ser pai é mais do que ser somente líder, ser pai é ser super-herói.
Uma coisa eu aprendi nessa árdua e maravilhosa tarefa de educar um filho: quanto mais o tempo passa, mais acho que estou despreparado para ser um bom pai. Inicialmente achava isso ruim, considerava como insegurança, receio e despreparo. E não é que é tudo isso mesmo? Mas e daí? Graças a Deus eu sou assim, pois tenho o desafio de aprender com minha filha como ser uma pessoa melhor. O importante é que eu nunca subestime a minha doce tarefa e me ensoberba achando que sei e faço o suficiente para ela.
Como novo que sou nessa incumbência, pouca coisa sei de ser pai. Mas já me lambuzo com os gestos, os sorrisos, os sons e o prazer de estar com minha filha. Cada nova descoberta dessa fase, as manhas, as manias que temos que nos adaptar ou tentar corrigi-las.
Nesse dia desejo que você ame mais seu filho através de gestos e atitudes. As palavras são muito importantes e fortalecem os laços, mas são as ações que transformam o amor teórico, em amor prático.
Aos pais de verdade, de exemplos e de ações, como meu pai e como anseio em ser para minha filha, desejo um sincero Feliz Dia dos Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário